10 COISAS PARA FAZER DEPOIS DO ENSINO MÉDIO

Recentemente postei aqui um texto que havia escrito no Facebook onde falava sobre a não-necessidade de ingressar na faculdade logo após terminar o 2° grau, e pensando a respeito, resolvi trazer aqui opções de "o que fazer depois do médio?!", e aqui vai a lista!

1. FAZER CURSOS (técnicos, livre, extracurriculares, profissionalizante, pré vestibular)


Não se afobe, não! Por que ao invés de tentar direto a faculdade você não tenta algum curso? 
Eu por exemplo, não sabia que área seguir. Entrei pro técnico em Marketing por dizerem que me identificaria por ser área da comunicação - até porque falo mais que a boca! -  e estou AMANDO! (já até cogito um 2° curso...)
Mas e se já estiver decidido sobre o curso na faculdade, por que não fazer um cursinho pré-vestibular pra conseguir uma nota melhor e quem sabe até um desconto maior na bolsa?!
Vale se dedicar ao autodidatismo e arriscar estudar por conta própria em casa, é só se organizar direitinho...

2. APRENDER UMA NOVA LÍNGUA
Imagem relacionada

Lembra de quando você estava no médio e vivia dizendo que estava cansado de verb to be e queria de fato aprender inglês? Por que não dedicar esse momento pra isso? Recursos são muitos! Tem cursos online grátis, apps para aprender brincando, fora os filmes e séries que você pode aprender e se habituar às falas... Mas claro, se for como eu, que prefere ter o momento da aula, com outros alunos e o professor pra aprender melhor, vale um curso presencial também!

3. SE DEDICAR A UMA VOCAÇÃO "INUSITADA"
Resultado de imagem para youtuber illustration

Sabe aquelas coisas "estranhas" que você sempre fez e geral dizia ser bizarro? Por que não analisar e ver se isso não pode se tornar algo que de fato você possa tornar seu trabalho? Seja as musicas que compunha, os videos que gravava, as danças que fazia... Descubra-se!

4. MOSTRAR O LADO ARTÍSTICO
Imagem relacionada

Depois de se descobrir, é hora de se mostrar! Sabe aquelas apresentações de escola que você amava participar pra poder atuar? E aqueles cultos na igreja com os pais onde você amava cantar? Por que não levar esse lado artístico a sério? Cante dance, faça o tipo de arte que lhe agrada e não tenha medo de levar isso como trabalho. É seu talento, é único, valorize-o!

5. PRATICAR ESPORTES/EXERCÍCIOS
Imagem relacionada

Qual a desculpa de agora para dizer que só não faz uma caminhadinha pra tentar ser fitness porque tem muitos trabalhos de escola pra fazer? E aquele esporte que você sempre gostou de ver, mas nunca teve oportunidade de praticar? Porque não ir atrás de um lugar próximo de você para praticar? Chame algum amigo, ou vai com a cara e a coragem sozinho mesmo! Nada melhor que a própria companhia...

6. FAZER TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
Imagem relacionada

Vamos parar de só compartilhar imagens de pessoas fazendo boas ações e levantar as mangas pra ajudar mesmo? Não está errado compartilhar, mas porque não viver a experiência de fazer parte disso também? Vai que você se encontre e goste de serviços sociais a ponto de querer aprender mais lá na frente?
 Não tenho dúvidas de que será uma experiência única, e nem precisa ir atrás de alguma ong (ou igreja e qualquer outro lugar que faça esse tipo de ação), você pode começar sozinho mesmo, seja alimentando os cachorrinhos da rua, pagando um almoço para um morador de rua, ou dando um simples copo de água (sabiam que é das coisas que eles mais valorizam, já que têm pouco acesso?! #ficaadica
Não precisa ser muito, basta ser de coração!

7. TURISTAR PELA CIDADE
Imagem relacionada

Se você assim como eu não conhece os principais pontos turistícos de sua cidade, fica essa super dica não apenas pra você, mas pra mim também! Bora conhecer nossa cidade e mostrar que não é só quem vem de longe que pode aproveitar ao máximo o que tem nela?

8. TRABALHAR
Imagem relacionada

Aí você me pergunta: "Tá, mas como eu vou fazer todas essas coisas que exigem o mínimo dinheiro possível se não tenho nem onde cair morto?"
E é ai que entra a 8° dica, encontrar um emprego!
 Todos sabemos que tendo cursos e até mesmo graduação, nosso pais ainda sim encontra-se em uma situação onde é dificil conseguir emprego, ainda mais quando se trata de um jovem que acaba de concluir o ensino médio. Mas nem tudo está perdido! Há várias empresas que contratam sem muita(ou nenhuma) experiência. Em geral, essas tais vagas são para a área de telemarketing, que mesmo sendo necessária, causa uma série de "problemas" psicológicos devido a pressão que muitas vezes é colocada pra vender, mas relaxa que tem aquelas vagas que são "receptivas" e o stress é BEM menor, e afinal, quem quer dinheiro vai lá e conquista. Mas caso não quiser passar por isso, pode juntar as moedinhas e tentar "empreender" comprando alguma coisinha pra revender, fazendo algum doce ou vendendo as artes e talentos que descobriu nas dicas anteriores.

9. VIAJAR
Resultado de imagem para travel illustration

Quem trabalha quer descanso, certo? Mas quem não trabalha também! Sendo assim, porque não aproveitar os momentos em família, aquelas viagens que você sempre recusava por pensar ser micão ou mesmo ir com aqueles amigos que sempre tem dinheiro e você não sabe como (mas nem importa, tem coisa que é melhor não saber mesmo! HAHAHA)

10. INGRESSAR NA FACULDADE
Imagem relacionada

E por último, mas não menos importante, a faculdade. 
Depois de aprender novas línguas, adquirir conhecimentos, se conhecer, se cuidar, conhecer novos lugares, e depois de conseguir um dinheirinho pra pagar as xerox e depois de analisar e concluir se é o que realmente sonha e deseja, pode ingressar à faculdade. 
Não se culpe se perceber que na verdade não é seu sonho e que pra ele se realizar você precisar ir por outros caminhos, seguir intuições, ver oportunidade onde ninguém mais vê. Como dizem por aí, "primeiro riem dos seus sonhos, depois perguntam como você conseguiu!"
Guarde essa frase pra você e seja feliz.

Vale ressaltar que nada do que foi aqui citado deve ser obrigatoriamente seguido, e que não é necessário fazer nada em ordem. Cada um tem sua vida, sua realidade, seus sonhos e ideais, cabe a cada um seguir o caminho que for melhor. As possibilidades de coisas pra fazer são infinitas. Essas são apenas 10! As demais, quem faz é você, somos nós, vivendo dia após dia e tirando a melhor lição de cada coisa.


E ai, gostou das dicas? Que tal mais assuntos do tipo por aqui? Quero saber sua opinião, hein?!
Fiquem com Deus 
 até o próximo post
beijos 💜


ME SIGA NAS REDES SOCIAIS
BLOG | http://polianaaraujo.blogspot.com
FACEBOOK | http://facebook.com/PolianaAraujoOficial
INSTAGRAM | http://instagram.com/poliianaaraujo
INSTAGRAM | http://instagram.com/cacheadaoutravez
EMAIL | poliana.araujo@hotmail.com.br
Follow my blog with Bloglovin

#vestibular #cursinhoprévestibular #turmasdemaio 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ele será enviado para que eu possa ler e não perder nada antes de publicar <3